Este núcleo abre um espaço para estudar, pesquisar e atuar com fundamentos do cnhecimento que exprime na atualidade a variação de concepções e argumentações sobre filosofia e cultura que consagram o legado da humanidade.

 

As intenções são de articular saberes que vêem desde a origem da vida numa circunspeção atenta em não argumentar contra qualquer doutrina. Nesta investigação envolve uma atitude filosófica, ética e metafísica, entretanto é primordial vislumbrar a possibilidade de uma filosofia circunscrita na raiz de uma cultura e conceber a religiosidade sem moral, mas assimilando sua função de religar o ser humano ao divino, compondo com as virtudes e preceitos éticos inerentes aos homens.

 

Concluindo, prepondera a idéia de ser uma tarefa, além do que foi dito, em conter mais efeito terapêutico que construtivo; mais edificativo que sistemático; mais designado a fazer, com os interessados neste núcleo, a sentir e questionar seus próprios motivos para filosofar, do que supri-lo de um novo programa filosófico e cultural. 

 

Virginia Lopes Sampaio

Núcleo das Concepções Filosóficas e Culturais

Direção Virginia Lopes Sampaio

 

· 4 pés de Amor/RJ

· Beatriz Breves

 

· Espaço Aberto de A à Z/SP

· Zuleide Besse

 

· Falando de Sentimentos/RJ

· Marisa Queiróz

 

· Projeto Tamborim/RJ

· Beatriz Breves

· Marisa Queiróz

· Regina Teixeira